sábado, 18 de junho de 2011

Como escolher a cor para os seus cabelos...

Bom dia Chiliquentas,


Quando o assunto é mudar a cor dos cabelos, temos tantas dúvidas, que ficamos horas escolhendo na caixinha da tinta, qual melhor se adaptaria à nossa personalidade. Mas, o importante mesmo é que primeiro possamos entender um pouquinho como aquelas cores funcionam.




As cores naturais de cabelo são basicamente as seguintes: Loiros, castanhos, ruivos e pretos. Mas existem uma série de fatores importantíssimos que devemos levar em consideração antes de fazermos a nossa escolha: nosso tom de pele, a cor atual e o estado do nosso cabelo são os mais essenciais. Na hora de escolher a cor para os seus cabelos, aí vão algumas dicas:

• Pele esverdeada (árabe) - evite o dourado (dá pouco contraste)
• Pele amarela (oriental) - evite o acizentado (deixa a cara lavada)
• Pele negra - evite o louro (contrasta demais)
• Pele branca - evite o acizentado ( envelhece)

A tinta para cabelo, seja ela permanente ou apenas tonalizante, possui uma numeração, que indica exatamente a cor e os reflexos da tinta. Geralmente possuem 3 números:  6.46 (louro escuro acobreado vermelho)- onde o primeiro número (antes do ponto) indica a cor base (altura do tom) , e os outros números depois do ponto indicam os reflexos do tom, da esquerda para a direita: primário e secundário. Algumas tintas possuem até três reflexos. Na tabela abaixo você confere as cores correspondentes a cada número:


Ou seja: a tintura 6.46 é um loiro escuro acobreado vermelho.
Mais exemplos comuns:
  • 10.1 – loiro claríssimo acinzentado
  • 1.2 – preto azulado
  • 8.3 – loiro claro dourado
  • 6.77 – loiro escuro marrom intenso (quando repete o reflexo, ele fica intenso)
Cada marca apresenta o mesmo tom com nomes-fantasia diferentes: de “loiro escuro acobreado vermelho” ao  simples “cereja“.  As fotos nas embalagens também mudam bastante, porque se usaram modelos diferentes, o resultado com certeza seria diferente; não sabemos a cor que o cabelo da modelo estava antes de aplicar a tinta. Por isso, não podemos confiar nas fotos. A imagem abaixo pode exemplificar isso, uma vez que usa o mesmo tom (6.46):



A nosso ver, são tintas aparentemente diferentes, mas, todas são 6.46 .  A diferença fica em relação à qualidade de fixação do pigmento de cada tinta, a intensidade da cor propriamente dita e de seus reflexos; mas a tonalidade é a mesma. Mas, cuidado meninas, para uma mudança radical, deixe essa missão para um profissional.  ;)

2 comentários:

  1. Nossaaaaaa, muito esclarecedor!
    Hoje estou mais quietinha com o meu cabelo, mas usei vermelho "cereja" durante 8 anos e nunca tive conhecimento sobre alura do tom e seus reflexos!
    Realmente não dá pra confiar nas fotos. Já passei tinta pensando que ia ficar como na modelo e deu suuuuper errado!
    Interessantíssimo o lance dos reflexos, pois este será o acabamento final, né?
    Muito legal esse post; a maioria das pessoas não sabe disso!!!!
    Besos!

    ResponderExcluir
  2. Marina, o objetivo aqui é justamente esclarecer todas as dúvidas a respeito de cabelo e maquiagem espero que possa ajudar a muitas pessoas... bjs

    ResponderExcluir